domingo, 8 de dezembro de 2013

Dicas de Convivência.



Postei este vídeo e acho que vem de encontro ao módulo de Deficiência Visual.
Colocamos no nosso plano de ação propostas de parcerias com as professoras e a turma dentro do ambiente escolar e eu escolhi este vídeo, pois acredito que seria uma boa atividade para iniciar as dinâmicas com as professoras e com o grupo em que Guilherme está inserido.
Pensando na inclusão do aluno no ambiente escolar acho que o vídeo vem mostrar para todos que existem as deficiências e que as pessoas com deficiência conseguem organizar a sua vida de uma forma bem  legal e que muitas vezes a deficiência não atrapalha em nada na sua vida e sim as pessoas que se incomodam com a sua presença em muitos ambientes, não só no ambiente escolar.

Usaria como  estratégia para sensibilizar as professoras e o grupo sobre como as pessoas com deficiência se sentem quando podem executar atividades do dia a dia e as pessoas que estão ao seu redor os vêm como incapacitados e como eles reagem a esta situação.

Os meus objetivos diante da atividade era sensibilizar a todos e potencializar as habilidades de Guilherme perante o grupo e as professoras.
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Site educativo.




A coruja boo é um site de jogos educativos que tem por objetivo que as crianças aprendam a usar o computador brincando e ao mesmo tempo aprende formas geométricas, números, cores, quebra-cabeças simples com quatro ou seis peças, ciclo de vida de alguns animais, músicas e outras atividades bem simples que chamam a atenção da criança, pois só de mexer o mouse ou alguma tecla já se consegue uma resposta. Ótimo para crianças que não tem muita intimidade com o computador ou não gosta, pois muitas vezes a criança recusa-se a fazer, pois acha que é incapaz de realizar tão atividade e no site a coruja boo não tem como a criança não interagir com os jogos, pois são imagens de animais bem coloridos e de fácil acesso. Acredito ser muito interessante para o caso em discussão, pois são atividades bem simples e que não precisa de outros conhecimentos.
Neste site você consegue trabalhar com diferentes aspectos dos mecanismos de aprendizagens, pois o aluno estará desenvolvendo a coordenação motora enquanto realiza as atividades, usando a memória, concentração e atenção para solucionar as atividades com números, cores, liga- pontos, sons de alguns animais e outros e toda uma sequência de jogos que irão fazem com que o aluno tenha contato com diferentes mecanismos de aprendizagens, pois cada jogo em si, tem uma solicitação diferente e o aluno terá que usar das suas estratégias para resolvê-los.

 

 

 

É um jeito muito divertido de estimular aos menores: se ensina a pressionar as teclas, mexer o mouse, clicar e arrastar objetos. Também tem jogos mais tradicionais como os de colorir e os de quebra-cabeças.
Na seção download encontram-se papeis de parede e desenhos para colorir.
Neste site os jogos não são violentos nem competitivos. As crianças nunca perdem, só avançam os níveis de dificuldade segundo a sua maturidade.
No jogo em que aparecem vários peixes de diferentes cores e uma sequência de números cada coluna de uma cor, o terá que localizar a cor, realizar a contagem dos peixes de cada cor e localizar a coluna da cor do peixe e dar a resposta, neste momento a professor poderá estar realizando as suas intervenções; Quais são as cores dos peixes? Você já conhece essas cores? O que você tem com essas cores? Você gosta de peixes? Na sua casa tem aquário? Quantos peixes têm na cor vermelha? Você sabe onde está este número?. E tantas outras intervenções que podem ser realizadas para que o aluno use os mecanismos de aprendizagem para avançar no seu processo de aprendizagem.
 
 

 
 
 
 
 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Recurso de Tecnologia Assistiva para Deficiência Fisica.




      Essa ponteira foi confeccionada para uma paciente com paralisia cerebral atetoide,  essa adaptação ficou funcional e leve e é uma adaptação de baixo tecnologia, que pode ser construída com velcro e um palito de plástico com uma bolinha na ponta.

 

Recursos de tecnologia Assistiva para Deficiência Física.

Os recursos alternativos são muitas vezes a ponte de crianças com paralisia cerebral e o mundo que as cercam, através das tecnologias assistivas a possibilidade de comunicação é significativamente maior.
    Essa ponteira de cabeça é uma tecnologia assistiva e é utilizada em casos onde o paciente só consegue se comunicar através da cabeça, pois em alguns tipos de Paralisia Cerebral o cognitivo é preservado, porém a pessoa não tem comunicação verbal e tem movimentação involuntária de membros superiores e membros inferiores.
    Esse tipo de ponteira é de alta tecnologia seu custo é alto, não sendo acessível para todos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A disciplina de AEE foi de grande importância para o meu trabalho na sala de recursos multifuncional, esclareceu muitas dúvidas referente ao meu papel dentro da escola e quais as mediações que posso e devo realizar.
   Após ter realizado as etapas do estudo de caso do Roberto com meu grupo percebi que fica bem mais fácil de visualizar objetivos, atividades e encaminhamentos para o aluno, pois a professora tem todo um histórico em suas mãos em um único documento, facilitando assim o desenrolar do processo sem tantos papeis.
   Acredito que o plano de AEE seja a base para a realização de um bom trabalho dentro da SRM, pois sem o plano fica muito difícil de direcionar os objetivos que quero conquistar com o meu aluno e avaliar quais foram os seus avanços.
 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Comentário da Pesquisa sobre Sala de Recursos.

Procurei algo sobre sala de recursos multifuncionais, pois apesar de estar trabalhando em uma há quase quatro anos, não sei muita coisa sobre os seus regulamentos, como é o seu processo de implantação, quais são os seus regulamentos e normas e etc.  
Lendo esta pesquisa descobri como ocorre o processo de implantação das salas de recursos, quais são as suas normas e regulamentos, como ocorre à seleção para que sejam implantadas em um Estado, Município ou no Distrito Federal, que como ocorre está escolha, que a mesma ocorre através de envio de projeto pedagógico ao Mec, após este envio fica no aguardo de uma resposta pela secretária de Educação Especial. Após a aprovação o Mec é liberado a verba para implantação que pode ser do tipo 1 ou tipo 2 com recursos para deficientes visuais.  
Acredito que muitas pessoas como eu não conhecem a fundo como ocorre a implantação de uma sala de recursos, por isso recomendo a leitura da pesquisa.  
Salas de Recursos Multifuncionais  (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/2007_salas.pdf)

Novos Conhecimentos.

Realmente se avaliarmos a tecnologia desde o tempo da criação do livro, com tantas páginas, informações e variedades de capas, que até pouco tempo era uma das únicas formas de buscarmos o conhecimento e que para nós era o que tínhamos de mais moderno.
Hoje encontramos jovens totalmente conectados ao mundo da tecnologia, quando não estão no computador, estão no note ou no tablete, seus celulares são smartphones que tem sistema ambroid que facilita o acesso a redes sociais em qualquer lugar e a qualquer hora, além de televisores de última geração, aparelhos de som com imensas funções, vídeos games com sensibilidade ao movimento e tantas outras coisas que nem consigo relatar, pois o meu conhecimento sobre tecnologia é restrito. Todos esses dados à cima foram citados pelo meu filho de 22 anos que é um Rafinha da vida.
Restando para nós o público mais “velho” correr muito para conquistar um pouco desse conhecimento que na maioria das vezes será passado por um adolescente: filho (a), sobrinho (a), netos (as) e outros universitários da tecnologia. Acredito que já iniciamos a nossa busca com a participação em cursos online, no qual trocamos os nossos livros por informações, dados, conhecimentos e trocas virtuais.

Texto sobre as conquistas e dificuldades EAD

Nome: Suédia Meire de Santana Braga Sousa Município: São Bernardo do Campo Data: 30/04/2013 Texto: Outro olhar sobre a EAD. Realizar uma pós em EAD em primeiro momento me trouxe insegurança, quando em 2010 recebi o convite para participar do curso, não aceitei, pois achava que não iria aprender muita coisa e que não possuía conhecimento em tecnologia suficiente para realizar uma pós-online. Depois de algum tempo, no segundo semestre do ano de 2012 comecei uma especialização oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora sobre Atividades Físicas para deficientes totalmente Online e percebi que com dedicação e ajuda em alguns momentos de pessoas com mais experiência em informática é possível realizar um bom curso e adquirir uma imensidade de novos conhecimentos. Após o primeiro contato com a EAD descobri que são muitos os benefícios desta modalidade de ensino, o rico material disponibilizado para os estudos, ampla possibilidade de pesquisa, organização do tempo para leituras e entrega de atividades, trocas de experiências e relatos através dos fóruns, entre outros facilitando com isso que o cursista organize para realizar as suas tarefas dentro de um período pré-estabelecido sem sair de casa e dentro do seu horário disponível. Hoje acredito no excelente potencial dos cursos oferecidos pela modalidade de EAD e recomendo para todos.
BOA NOITE A TODOS VOU POSTAR ALGUMAS FOTOS QUE ADOREI NA INTERNET AFINAL EU ADORO CRIANÇAS.